PERÍCIA DO INSS

O que é a perícia do INSS? 

Quando um segurado vai solicitar um benefício do INSS, dependendo de qual for, ele terá que, obrigatoriamente, passar por uma perícia médica, que é um procedimento usado para verificar se a pessoa está realmente apta para receber o benefício.

Essa perícia é realizada por um profissional da saúde habilitado do INSS.

Após a realização da perícia, o resultado obtido irá determinar se essa pessoa tem direito à concessão, prorrogação ou interrupção do pagamento do benefício que ela busca.

Quais benefícios precisam de perícia do INSS? 

Essa avaliação é fundamental para determinar se a pessoa preenche as condições dos benefícios por incapacidade (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez), da aposentadoria com regras diferenciadas para pessoas com deficiência ou do benefício de prestação continuada (BPC/LOAS). 

A perícia é um processo fundamental e obrigatório para quem deseja algum dos seguintes benefícios:

  • Benefícios por incapacidade (Auxílio-doença, ou Auxílio-acidente ou Aposentadoria por invalidez): a perícia médica irá avaliar a existência ou não de incapacidade temporária ou permanente;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência: a perícia irá identificar a existência ou não de deficiência, bem como o seu grau (leve, moderado ou grave) e suas limitações enquanto pessoa com deficiência;
  • Benefício Assistencial (BPC/LOAS): no caso de BPC/LOAS para pessoa com deficiência, será necessária uma perícia médica e funcional para a avaliação da deficiência. E outra perícia para a avaliação social, com finalidade de confirmar se a pessoa realmente é baixa renda. Já no caso de BPC/LOAS para pessoa idosa, a perícia será necessária apenas para a avaliação social.

Para marcar uma perícia no INSS, você pode agendar pelo telefone , ou pela internet no site ou no aplicativo ou até mesmo ir presencialmente em uma agência do INSS.

O que levar no dia da perícia médica?

No dia da sua perícia médica chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência e leve todos os seus documentos médicos. Sabe aquela sacola ou pasta que você tem em casa cheio de documentos médicos? É bom levar!

Mas uma recomendação importante é que os documentos estejam bem organizados: separe por categoria (ex: uma pilha só de atestados, outra só de receituários, outra só de exames, ext), e para facilitar ainda mais para o perito, organize por data, do mais antigo ao mais recente.

Você poderá perceber que organizar toda essa documentação talvez seja difícil ou complexa, então, você pode contratar um profissional especialista em direito previdenciário para ajudar você na organização destes documentos e agendar e acompanhar o seu pedido no INSS.

A recomendação de documentos para levar no dia da perícia são:

  • Documentos pessoais (RG, CPF ou CNH, carteira de trabalho e comprovante de residência)
  • Atestados médicos;
  • Exames;
  • Receituários;
  • Prontuários;
  • Atestado de Saúde Ocupacional (ASO);
  • Encaminhamentos médicos
  • E demais documentos médicos que você achar importante;

De preferência que esses documentos estejam atualizados.

Para as pessoas que irão à perícia médica para solicitar auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez, é muito importante ter cuidado quanto aos documentos que vai levar. Isso porque um dos pontos a ser observado pelo perito médico é se a data de início da incapacidade é durante o período de qualidade de segurado ou o período de graça (que é o mantimento da qualidade de segurado mesmo após a demissão ou a ausência de contribuições feitas ao INSS). Pois se o perito verificar que o início da sua capacidade se deu antes do período de qualidade de segurado, corre o risco de haver a perca do benefício.

Então a melhor recomendação é contratar um advogado previdenciário para orientar melhor a pessoa nos documentos e organização, assim você terá mais segurança ao realizar a perícia médica.

Como funciona a perícia do INSS? O que é avaliado?

A perícia do INSS é basicamente uma consulta médica, só que ao invés de ser realizada por um médico particular, é feita por um médico perito do INSS.Esse perito do INSS vai fazer uma análise completa da sua situação e suas condições de saúde, e depois disso vai emitir um laudo para o INSS, apontando o resultado obtido. Esse laudo servirá de base para o INSS decidir conceder ou não o benefício que você está tentando receber.

 Para o INSS, não basta você demonstrar que está doente, mas sim demonstrar que essa doença está gerando em você uma incapacidade para trabalhar, e que você precisa de um afastamento urgente.

A perícia começa desde o momento em que você chega na unidade de atendimento do INSS, então esteja atento a todas as suas atitudes quando chegar no local da perícia.

Não deixe de agendar uma consulta com uma advogada especialista pelo telefone:(45) 9934-4842

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?