PRECISO DE ADVOGADO PARA PEDIR BENEFÍCIO NO INSS?

Preciso de advogado para pedir benefício no INSS?
Tecnicamente você só precisa agendar o atendimento e comparecer em qualquer agência do INSS com todos os documentos necessários e requerer sua aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário.
Consultar um advogado especialista em Direito Previdenciário, antes de entrar com pedidos diante do INSS, é uma segurança na garantia de seus direitos.
Com a reforma da Previdência Social, tem sido registrado um alto número de requerimento de aposentadoria e benefícios. Assim, consultar um advogado especialista em causas previdenciárias, antes de tomar qualquer decisão, se faz muito necessário.
Apesar de o INSS dizer que o atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediário, quem busca uma maior segurança e o melhor momento para requerer o benefício, deve considerar a contratação de um advogado especialista.
O INSS não faz uma análise se aquele momento em que você está requerendo a sua aposentadoria é de fato o momento ideal para lhe conferir um valor de benefício mais vantajoso.
Não são raras as vezes em que se constata através de uma análise prévia, que ao prorrogar o pedido de aposentadoria por mais alguns meses, se obtém quase que o dobro do beneficio que seria concedido.
O advogado especializado na área previdenciária tem mais familiaridade com as regras e procedimentos que, para a maioria dos que não são especialistas, são complexas e demoradas.
Muitas disparidades na concessão dos benefícios podem ser corrigidas, ensejando ações de revisão, as quais devem ser analisadas em relação ao pedido e a sua viabilidade.
Por isso a contratação de um advogado não é algo obrigatório na hora de requerer algum benefício no INSS, mas muitas vezes se torna essencial, pois o profissional adequado vai saber fazer os cálculos corretos para requerer o benefício, os documentos necessários para dar entrada, e se necessário entrar com uma ação judicial para que realmente o benefício seja concedido. Geralmente o INSS faz uma análise bem superficial, e o benefício pode ser negado, nesses casos é bom ter um profissional para auxiliar no processo.
No entanto, consultar um advogado especializado em direito previdenciário pode ser muito útil, principalmente nos seguintes casos:

Dificuldades na documentação: Se você tem dúvidas sobre quais documentos são necessários ou se sua situação é complexa, um advogado pode ajudar a organizar e apresentar a documentação correta.

Negativas de benefício: Se o INSS já negou o seu pedido e você deseja recorrer, um advogado pode auxiliar na elaboração do recurso e na defesa de seus direitos.

Benefícios complexos: Para benefícios menos comuns ou que envolvem cálculos mais complexos, como revisão de aposentadorias, um advogado pode ser essencial para garantir que você receba o que é devido.

Planejamento previdenciário: Se você quer entender melhor suas opções e planejar a melhor estratégia para se aposentar ou solicitar outros benefícios, o aconselhamento jurídico pode ser valioso.

Acompanhamento do processo: Um advogado pode monitorar o andamento do seu pedido e lidar com eventuais problemas que possam surgir durante o processo.

Portanto, enquanto não é obrigatório, ter um advogado pode facilitar e aumentar suas chances de sucesso na solicitação de benefícios ao INSS e é a melhor recomendação a se seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?